Período: 17 de maio a 17 de junho de 2021
Abertura: 17 de maio
Local: Instituto Cervantes (online)
Quando pensamos nas características evidentes do metal, imediatamente lembramos de algo bruto, resistente e pesado.
Há uma década Mary Carmen Matias estuda o desenvolvimento e a transformação do metal em obras idealizadas para ocupar o espaço com mensagem de leveza, envolvimento e harmonia, subvertendo a própria essência deste material.
Nesta mostra, a artista apresenta instalação, esculturas e quadros onde o metal é protagonista. As obras se conectam e demonstram as variadas aplicações e renovações que Mary Carmen explorou através dos anos, superando os desafios que o material impõe.
Nas suas esculturas, o resultado vem ao vislumbrar o efeito, do pensamento à linha, da linha ao volume e finalmente do volume ao espaço ocupado. São formas curvas que se entrelaçam e abraçam, com movimentos que libertam e avançam até o infinito.
Nas pinturas, Mary Carmen mergulha na liberdade de paletas e explora possibilidades no plano bidimensional através de pinturas concebidas em quadros de alumínio. Espaços que revelam o metal na obra surgem em meio às cores, criando um leve equilíbrio na composição que refletem a intenção da artista ao transformar materiais frios e rígidos em significados mais humanos e orgânicos.
Muito além da meticulosidade no cuidado de sua técnica e domínio da forma, as obras de Mary Carmen buscam transcender o espaço e estabelecer diálogo e reflexão de maneira que somente a arte é capaz.
“La poesía en el metal” é uma homenagem da artista ao metal e celebra sua constante busca em traçar seus valores e expressão de forma sutil e delicada, transformando-o em pura poesia.