Período: 09 a 22 de junho de 2022
Abertura: 08 de Junho
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
“Os Caminhos da Forma” percorre o processo criativo de Mary Carmen Matias através de obras tridimensionais e pinturas da artista. Seguindo na trajetória da inclusão, a exposição conta com releituras feitas pelos participantes das oficinas de artes do Instituto Olga Kos.
Mary Carmen Matias lida com materiais resistentes como as pedras, o alumínio, ferro, aço e o mármore; há todo um caminho para a manipulação, adquirindo a suavidade. Em suas palavras, ela busca “transformar a dureza da matéria em poesia”. Este processo começa com insights, por meio da observação do mundo exterior. Se inicia no papel com desenhos que transitam entre o mundo das ideias e o da matéria. Ganhando 3 dimensões o desenho sai do papel, torna-se protótipo para a obra final que para ser concluída passa por oficinas de serralheria, fundição, marmoraria, entre outras. A pintura, linguagem também explorada pela artista, tem as mesmas motivações estéticas e sinaliza a abertura a um novo momento criativo.
As oficinas de arte, promovidas pelo Instituto Olga Kos, foram voltadas a despertar o olhar, entender e experimentar os processos artísticos vividos por Mary Carmen. Incluíram através de jogos, instigaram por meio de questionamentos e pesquisas e assim, surgiu a criação pelos participantes. O processo das oficinas foi semelhante ao que acontece com a artista: absorver as formas do mundo, desenhar e tornar tridimensional, criando protótipos, que depois foram ampliados dando vida à obra feita por estes artistas participantes. Aqui estas obras dividem o mesmo espaço com as obras de Mary Carmen Matias.
As ações promovidas pelo Instituto Olga Kos, têm aberto o campo e o espaço da arte além das fronteiras conhecidas, dando visibilidade à pessoa com deficiência. Os artistas participantes das oficinas, Mary Carmen Matias e o Instituto Olga Kos se unem e trabalham pela inclusão ao propor novos olhares, questionar as formas e transformar a matéria em poesia.