lorem ipsum sit dolor ans a quest for design lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. in nisl enim, placerat et ultrices id, egestas a auge. donec iaculis iaculis aliqam. donec bibendum rhoncus.

São Paulo 470 Anos

Período: Alesp - 24 de Janeiro a 30 de Janeiro

Abertura: 23 de Janeiro

Local: Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)

No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 470 anos e, como homenagem à rica história da maior metrópole do País, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe uma exposição com obras de diferentes artistas que representam cada bairro de São Paulo em sua peça. Com curadoria de Vera Simões, a exposição abarca 47 obras de 16 artistas.

Em comemoração ao aniversário da maior cidade da América Latina, o Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima) e a Galeria VerArte inauguraram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto “São Paulo 470 Anos”. Abrigada no Hall Monumental, a mostra tem entrada franca.

A agenda cultural elaborada pelas entidades para celebrar a emancipação político-administrativa do município também contará com o lançamento de um livro sobre a história da metrópole paulista.

“A exposição foi criada por pessoas que têm admiração por São Paulo, que gostam da cidade e sentem empatia. Contamos a história contemporânea da Capital na visão de cada um”, explicou Vera Simões.

A exposição é composta por fotografias, pinturas, esculturas, obras em cerâmica e bordado. Umas das expositoras é a escultora Mary Carmen Matias que, por meio de esculturas com pedras, representou o bairro Jardim Paulista. “As pedras têm características e formatos diferentes, e São Paulo é assim. A cidade tem pessoas diferentes, culturas diferentes e o que faz a grandeza são exatamente essas diferenças”, disse a artista.

Expositores

Os artistas e os bairros representados incluem: Dacha com Higienópolis, Diva Pellá celebra o Ipiranga, Dulce Julianelli o Jardim Europa, Elisabeth Wortsman retrata Morumbi e Paraisópolis, Fernanda Fernandes com Ibirapuera, Gaby Alves em Vila Madalena, Gaby Faltay representa Pinheiros, Lafaiete Papaiano a Bela Vista, Leila Lagonegro homenageia Santa Cecília, Malu Mesquita com Mooca, Mary Carmen Matias o Jardim Paulista, Máximo Hernández a Liberdade, Silvana LaCreta Ravena com Horto Florestal, Vera Pimenta exalta Interlagos, Wanessa Salles destaca Itaim Bibi, e Zina Kossoy com uma segunda visão de Higienópolis.

Livro

No Hall Monumental da Alesp, é possível conferir a exposição de forma física. Contudo, imagens da mostra também estarão no livro “São Paulo 470 Anos”. Também organizada por Vera Simões, a obra tem prólogo assinado por Celeste.

Publicado pela Editora VerArte, o título de 46 páginas contará com mais de 60 imagens.

O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (25/01), às 16h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073 – Jardim Bela Vista, São Paulo). As edições físicas são limitadas. Em fevereiro, a versão digital (e-book) da obra será comercializada pelo site da Galeria VerArte.

A Exposição

Na Mídia